Trabalhar com luz natural é um desafio estimulante. Com poucos recursos, é possível criar cenas de grande beleza e esse é o nosso objetivo. O sol é a nossa principal fonte de luz, e desenvolver a percepção e o raciocínio sobre seu comportamento é parte essencial do nosso estudo.
Compreender essa luz e utilizá-la a nosso favor permite filmar de maneira simples e eficaz, alcançando a proposta fotográfica desejada. O espectador contemporâneo se conecta mais com a naturalidade das imagens do que com a artificialidade. Por isso, é fundamental analisar cada cena, encontrar o melhor ângulo, entender o sentido da luz e aplicá-lo da melhor forma possível.
Para enfrentar esse desafio com sucesso, é preciso conhecimento. Onde você se posiciona a câmera com relação à luz? De que estrutura você precisa? Este curso propõe um mergulho no uso da luz natural sob os aspectos estruturais, narrativos e estéticos. Para isso, é essencial construir conceitos sólidos. O aprendizado é contínuo, e é essa experiência que compartilho aqui. Seja em grandes produções ou em projetos independentes, sempre há novos caminhos a serem descobertos e é um prazer dividi-los com você.
Professor Alziro Barbosa, ABC
Coordenador Pedagógico
Diretor de Fotografia brasileiro, com graduação e mestrado em uma das mais importantes faculdades de Direção de Fotografia do mundo, o Instituto de Cinema Russo - VGIK (1988 a 1994). Atua no mercado brasileiro desde 1995, realizando longas, documentários, comerciais e séries. Premiado em diversos festivais nacionais e internacionais e tem seis prêmios de melhor Direção de Fotografia pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC). Entre os longas em destaque, estão Serras das Desordens, Cores, JK- Uma Bela Noite para Voar, Mistéryos. Entre Séries para TV, estão Na Forma Da Lei, TV Globo e Na Mira do Crime na Fox. Últimos filmes em destaque: Bob Cuspe - (Shot List Oscar 2022) e Vento na Fronteira - (Pré Seleção Oscar 2023) e prêmio ABC de melhor fotografia de longa metragem documentário (2024). Entrelinhas (2024) Longa metragem. Ministra cursos de Direção de Fotografia há 29 anos, por onde estudaram mais de 8.000 alunos. É um dos grandes responsáveis pela formação de diferentes gerações e importantes nomes da cinematografia brasileira.
Em casos de imprevistos você tem até 2 ANOS para refazer o curso sem custo adicional.
Para maiores informações, entre em contato AQUI!
Curso Ao Vivo Online
Data: 01, 02 e 03 de julho 2025 - Terça-feira a Quinta-feira
Horário das Aulas: 19h às 22h30
Data: 05 de julho 2025 - Sábado
Horário da Aula: 09h às 18h
Obs: Não haverá aula nos dias 30 de junho (Segunda-feira) e 4 de julho de 2025 (Sexta-feita)
Obs: Este curso online será a transmissão ao vivo de uma imersão presencial realizada em estúdio. Os participantes poderão acompanhar as aulas em tempo real, enriquecendo sua experiência de aprendizado por meio de interações dinâmicas no chat, que será monitorado diretamente pelo professor. Vale destacar que a transmissão ocorrerá exclusivamente ao vivo, sem disponibilidade posterior do conteúdo gravado.
Programa do Curso
Estudo do Posicionamento Solar
- A inclinação da Terra com relação ao sol.
- A variação dos ângulos de incidência solar em diferentes regiões.
- A luz na linha do equador e nos trópicos.
- A compreensão das latitudes da Terra.
- As épocas do ano e as variações na inclinação da luz solar.
- As diferentes regiões brasileiras e a posição do sol em diferentes épocas.
- Hemisfério Sul e Hemisfério Norte.
- A luz na Europa, EUA e América do Sul.
- Como compreender e usar a bússola para uma visão mais ampla da trajetória e inclinação da da luz ao decorrer do dia.
Posições de Câmera com Relação À Luz Solar
- As características da luz solar com relação à natureza e ao fluxo, no decorrer do dia: Amanhecer; Meio da manhã; Meio do dia; Meio da tarde; Entardecer.
- As relações de contraste que se estabelecem em diferentes horários.
- O desenho da luz de acordo com a posição do sol.
- A luz frontal, lateral e contra luz: Câmera versus luz.
- O desafio do trabalho com luz tropical e equatorial (Norte e nordeste do Brasil).
- Horários com grande inclinação da luz do sol (meio do dia) métodos de trabalho.
- Horários mais estáveis de luz.
- O extremo do dia: Amanhecer e entardecer.
O Planejamento do Trabalho em Externas
- A época do ano.
- A região onde será filmado.
- A visita de locação (Tech Scout) e a programação dos horários de trabalho.
- A compreensão da direção/ ass. direção sobre os melhores horários de trabalho.
Uso de Bússola e Aplicativos
- A compreensão dos aplicativos
- O planejamento da cena e as melhores possibilidades de horários.
- Bússola e aplicativos, uso em conjunto.
A Cena Externa Dia
- Métodos de trabalho.
- Estruturação da cena através da dinâmica e da amplitude dos planos
- A cena como unidade de um projeto,
- Várias cenas ao decorrer do dia, como entender as prioridades.
- Cronogramas híbridos, internas e externas, como se programar.
Iluminação em dias Nublados, como obter Melhores Resultados
- A compreensão da luz em dias nublados.
- O desenho de luz em diferentes horários.
- A câmera e a posição com relação ao sol.
- Características do fluxo e a resposta na volumetria da imagem.
- A negativação da luz, em busca de volume.
- O uso de espelhos e rebatedores.
Horários Extremos de Trabalho: Entardecer, hora Mágica e Crepúsculo
- Desafios técnicos e estruturais.
- Métodos de trabalho.
- Caminhos estéticos.
- Filmes rodados nestes horários.
Locações Internas com Relação À Posição Solar
- Tamanho das locações.
- Entradas de luz.
- Posicionamento e variações com relação à luz solar.
- Luz solar direta.
- Luz rebatida.
- Luz difusa.
- Profundidade tonal.
Desafios das Filmagens Internas com Luz Natural
- Velocidade, estrutura e custos.
- Controle do contraste.
- Variação da luz.
Luz Natural Interiores Desafios Técnicos
- Exposição.
- Variações de luz.
- Preservação do desenho de luz.
- Ótica e profundidade de campo focal.
- Negativação das janelas (NDs, telas, etc).
Práticas em Externas uso de Equipamentos
- Rebatedores: Flexível, rígidos, isopores e tecidos soltos.
- Espelhos: Tradicionais, texturizados e difundidos.
- Difusores: Frames, silence e tecidos
- Buterflies: Panos, tules e voal
- Acessórios: tripés, sacos de areia, cordas, etc
Práticas Dia Ensolarado "O Controle da Luz Dura"
- A posição do apresentador e do ator com relação à posição do sol.
- Uso de diferentes rebatedores e difusores.
- Uso de filtros ND.
Práticas Dia Nublado "A Busca Na Melhor Imagem"
- As diferentes luzes no dia nublado e o melhor eixo de luz.
- Uso de diferentes rebatedores e difusores.
- A subtração (negativação da luz com bases escuras) na busca da profundidade e da dramaticidade na imagem.
- Uso de filtros ND.
Práticas Iluminação Natural em Interiores
- Filmagem de cena com desafio de continuidade.
- Uso de diferentes rebatedores e rebatedores.
- A subtração (negativação da luz com bases escuras) na busca pela profundidade e pela dramaticidade da imagem.
Práticas Crepúsculo e o Efeito de "DAY BY NIGHT"
- Filmagem de cena e o desafio da continuidade.
- Uso de refletores.
- Luzes dietéticas.