A partir da luz a imagem se forma, ela é seu o principal elemento. Traz a intenção, o desenho e a dramaticidade. E o meio mais expressivo de comunicação com o público Por onde a luz passa gera brilhos, contraste, formas e texturas. Os refletores são nossos pincéis, associados com difusores e rebatedores. Nossas ferramentas de trabalho. Sensações, beleza e profundidade. Como tornar uma imagem mais atrativa e comunicativa. A proposta deste curso é a construção da sensação volumétrica para amplificar a profundidade nos espaços, nas personagens e em nós mesmos. A luz tem sempre um sentido, este sentido é o que importa e é ele que quero te explicar. Iluminar exige métodos, princípios e técnica. Desenvolvo este curso na forma presencial há muitos anos, e agora temos o espaço online - onde temos muito para crescer. A luz se modernizou, a cada dia temos novas ferramentas e novos valores estéticos. É fundamental entender estes valores. Ao longo da semana serão abordadas questões como a luz e a forma, o fluxo de luz, os tipos de iluminação, esquemas de iluminação, equipamentos, entre outras. Tão instigantes, quanto essenciais, para o desenvolvimento do olhar e da percepção do profissional.
Professor Alziro Barbosa, ABC
Coordenador Pedagógico
Diretor de Fotografia brasileiro, com graduação e mestrado em uma das mais importantes faculdades de Direção de Fotografia do mundo, o Instituto de Cinema Russo - VGIK (1988 a 1994). Atua no mercado brasileiro desde 1995, realizando longas, documentários, comerciais e séries. Premiado em diversos festivais nacionais e internacionais e tem seis prêmios de melhor Direção de Fotografia pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC). Entre os longas em destaque, estão Serras das Desordens, Cores, JK- Uma Bela Noite para Voar, Mistéryos. Entre Séries para TV, estão Na Forma Da Lei, TV Globo e Na Mira do Crime na Fox. Últimos filmes em destaque: Bob Cuspe - (Shot List Oscar 2022) e Vento na Fronteira - (Pré Seleção Oscar 2023) e prêmio ABC de melhor fotografia de longa metragem documentário (2024). Entrelinhas (2024) Longa metragem. Ministra cursos de Direção de Fotografia há 29 anos, por onde estudaram mais de 8.000 alunos. É um dos grandes responsáveis pela formação de diferentes gerações e importantes nomes da cinematografia brasileira.
Condições Especiais:
- Ex-aluno Escola: 15%
- Ex- aluno Alziro em outras escolas: 10% (Mediante a certificado)
- Parceiros, Cliente FullCine, Membros das associações (ABC, SINDCINE, ACASP, ASTIM e DAFB) e Universitários: 15% (Mediante a comprovante)
Para retirar seu cupom de desconto, entre em contato AQUI!
Em casos de imprevistos você tem até 2 ANOS para refazer o curso sem custo adicional.
Curso: PRESENCIAL
Horário das Aulas: 19h às 22h30
Local: Rua Capitão Francisco Teixeira Nogueira, 233 - Bairro Água Branca - SP
Conteúdo do Curso
A Forma
- A importância da iluminação na estrutura da imagem.
- A sensação de profundidade na imagem.
- A luz e a sensação de volume.
- A construção das diferentes formas na imagem.
- Características técnicas da luz com relação à dureza e suavidade.
A Suavidade e a Dureza da Luz
- Tamanhos de fontes.
- Tamanhos de objetos com relação às fontes.
- Distâncias das fontes com relação aos objetos.
- Distâncias e tamanhos das fontes com relação aos objetos.
- A relação da luz entre fundos e objetos.
Luz Dura (Teórica e Patática)
- Principais características de refletores com relação à dureza da luz.
- Conceitos e aplicações.
- A reflexão e os brilhos.
- A maquiagem e o controle dos brilhos.
- A estética e o uso.
- A luz dura como luz principal em diferentes posições:
- Luz fronta; Luz semi-frontal; Luz dura lateral; Luz modeladora; Contra luz.
- Travelling em 180° exemplificando a variação de luz com relação à câmera.
O Fluxo de Luz e Reflexão dos Materiais
- Características do fluxo de luz.
- A difusão do fluxo de luz por transmissão e reflexão.
- Diferentes brilhos e opacidades dos materiais a serem iluminados.
- Brilho e opacidade nos diferentes tons de pele.
- A maquiagem, o fluxo de luz e a reflexão.
Luz Difusa (Teórica e Patática)
- Os difusores mais utilizados e suas características.
- Painéis de led e a difusão.
- A distância da fonte e a difusão.
- Tamanhos de difusores e a distância da luz.
- As principais características dos refletores com relação à difusão da luz.
- Conceitos e aplicações.
- A luz difusa como luz principal em diferentes posições:
- Luz frontal; Luz semi-frontal; Luz dura lateral; Luz modeladora; Contra luz.
- Travelling em 180° exemplificando a variação de luz com relação à câmera
O Eixo de Cãmera e o Eixo de Luz
- Conceitos elementares sobre eixo de câmera.
- O eixo de luz em função do eixo de câmera.
- A luz ilustrativa (expositiva): Eixo da luz.
- A luz narrativa e dramática: Eixo da sombra.
- A luz publicitária e a luz cinematográfica.
- Inversão do eixo de câmera e a inversão da luz, em cenas noturnas.
- Luz principal em 90 graus: Conflito e dualidade.
Luz Difusa (Teórica e Patática)
- Características da reflexão.
- Os materiais e a reflexão.
- Ângulo de incidência versus ângulo de reflexão.
- O fluxo da luz e a reflexão.
- Diferentes tipos de reflexão.
- A área de reflexão.
- Tamanhos de fontes e sua relação com a suavidade da imagem.
- A luz rebatida como luz principal em diferentes posições.
- A distância e sua relação com a potência da luz.
- Conceitos e aplicações.
- Luz rebatida e difusa.
Luz de Preenchimento Fill Light (Teórica e Patática)
- A percepção da luz e contrastes na natureza e sua reprodução.
- A luz de preenchimento no esquema de iluminação.
- As principais características narrativas.
- O posicionamento com relação à luz principal.
- Os erros mais comuns.
- A potência da luz de preenchimento com relação à luz principal.
- Uso de painéis de led e soft box.
- A altura e o ângulo de incidência.
- A luz de preenchimento móvel.
Luz de Fundo "A Luz do Espaço" (Teórica e Patática)
- Conceitos relativos à contextualização do espaço e suas características.
- As texturas e o posicionamento da luz.
- A suavidade e dureza.
- A potência e a reflexão dos materiais nos fundos.
- A silhueta.
Contraluz Back Light (Teórica e Patática)
- Os conceitos narrativos e estéticos.
- A suavidade e a dureza.
- O contraluz como recorte.
- O contraluz como volume.
- Ângulos de incidência e distância.
- Contraluz como luz única.
- Contraluz e silhueta.
Esquema de Iluminação (Teórica e Patática)
- Sistematização do processo de trabalho.
- Iluminação de 4 pontos em diferentes situações de potência e contraste.
- A multiplicação das fontes de luz em situações de movimento de câmera