Trabalhar com luz natural é um desafio estimulante. Com poucos recursos, é possível criar cenas de grande beleza e esse é o nosso objetivo. O sol é a nossa principal fonte de luz, e desenvolver a percepção e o raciocínio sobre seu comportamento é parte essencial do nosso estudo.
Compreender essa luz e utilizá-la a nosso favor permite filmar de maneira simples e eficaz, alcançando a proposta fotográfica desejada. O espectador contemporâneo se conecta mais com a naturalidade das imagens do que com a artificialidade. Por isso, é fundamental analisar cada cena, encontrar o melhor ângulo, entender o sentido da luz e aplicá-lo da melhor forma possível.
Para enfrentar esse desafio com sucesso, é preciso conhecimento. Onde você se posiciona a câmera com relação à luz? De que estrutura você precisa? Este curso propõe um mergulho no uso da luz natural sob os aspectos estruturais, narrativos e estéticos. Para isso, é essencial construir conceitos sólidos. O aprendizado é contínuo, e é essa experiência que compartilho aqui. Seja em grandes produções ou em projetos independentes, sempre há novos caminhos a serem descobertos e é um prazer dividi-los com você.
Professor Alziro Barbosa, ABC
Coordenador Pedagógico
Diretor de Fotografia brasileiro, com graduação e mestrado em uma das mais importantes faculdades de Direção de Fotografia do mundo, o Instituto de Cinema Russo - VGIK (1988 a 1994). Atua no mercado brasileiro desde 1995, realizando longas, documentários, comerciais e séries. Premiado em diversos festivais nacionais e internacionais e tem seis prêmios de melhor Direção de Fotografia pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC). Entre os longas em destaque, estão Serras das Desordens, Cores, JK- Uma Bela Noite para Voar, Mistéryos. Entre Séries para TV, estão Na Forma Da Lei, TV Globo e Na Mira do Crime na Fox. Últimos filmes em destaque: Bob Cuspe - (Shot List Oscar 2022) e Vento na Fronteira - (Pré Seleção Oscar 2023) e prêmio ABC de melhor fotografia de longa metragem documentário (2024). Entrelinhas (2024) Longa metragem. Ministra cursos de Direção de Fotografia há 29 anos, por onde estudaram mais de 8.000 alunos. É um dos grandes responsáveis pela formação de diferentes gerações e importantes nomes da cinematografia brasileira.
Em casos de imprevistos você tem até 2 ANOS para refazer o curso sem custo adicional.
Para maiores informações, entre em contato AQUI!
Curso Presencial
Data: 01, 02 e 03 de julho 2025 - Terça-feira a Quinta-feira
Horário das Aulas: 19h às 22h30
Data: 05 de julho 2025 - Sábado
Horário da Aula: 09h às 18h
Obs: Não haverá aula nos dias 30 de junho (Segunda-feira) e 4 de julho de 2025 (Sexta)
Local: Rua Capitão Francisco Teixeira Nogueira, 233 - Bairro Água Branca - SP
Programa do Curso
Estudo do Posicionamento Solar
- A inclinação da Terra com relação ao sol.
- A variação dos ângulos de incidência solar em diferentes regiões.
- A luz na linha do equador e nos trópicos.
- A compreensão das latitudes da Terra.
- As épocas do ano e as variações na inclinação da luz solar.
- As diferentes regiões brasileiras e a posição do sol em diferentes épocas.
- Hemisfério Sul e Hemisfério Norte.
- A luz na Europa, EUA e América do Sul.
- Como compreender e usar a bússola para uma visão mais ampla da trajetória e inclinação da da luz ao decorrer do dia.
Posições de Câmera com Relação À Luz Solar
- As características da luz solar com relação à natureza e ao fluxo, no decorrer do dia: Amanhecer; Meio da manhã; Meio do dia; Meio da tarde; Entardecer.
- As relações de contraste que se estabelecem em diferentes horários.
- O desenho da luz de acordo com a posição do sol.
- A luz frontal, lateral e contra luz: Câmera versus luz.
- O desafio do trabalho com luz tropical e equatorial (Norte e nordeste do Brasil).
- Horários com grande inclinação da luz do sol (meio do dia) métodos de trabalho.
- Horários mais estáveis de luz.
- O extremo do dia: Amanhecer e entardecer.
O Planejamento do Trabalho em Externas
- A época do ano.
- A região onde será filmado.
- A visita de locação (Tech Scout) e a programação dos horários de trabalho.
- A compreensão da direção/ ass. direção sobre os melhores horários de trabalho.
Uso de Bússola e Aplicativos
- A compreensão dos aplicativos
- O planejamento da cena e as melhores possibilidades de horários.
- Bússola e aplicativos, uso em conjunto.
A Cena Externa Dia
- Métodos de trabalho.
- Estruturação da cena através da dinâmica e da amplitude dos planos
- A cena como unidade de um projeto,
- Várias cenas ao decorrer do dia, como entender as prioridades.
- Cronogramas híbridos, internas e externas, como se programar.
Iluminação em dias Nublados, como obter Melhores Resultados
- A compreensão da luz em dias nublados.
- O desenho de luz em diferentes horários.
- A câmera e a posição com relação ao sol.
- Características do fluxo e a resposta na volumetria da imagem.
- A negativação da luz, em busca de volume.
- O uso de espelhos e rebatedores.
Horários Extremos de Trabalho: Entardecer, hora Mágica e Crepúsculo
- Desafios técnicos e estruturais.
- Métodos de trabalho.
- Caminhos estéticos.
- Filmes rodados nestes horários.
Locações Internas com Relação À Posição Solar
- Tamanho das locações.
- Entradas de luz.
- Posicionamento e variações com relação à luz solar.
- Luz solar direta.
- Luz rebatida.
- Luz difusa.
- Profundidade tonal.
Desafios das Filmagens Internas com Luz Natural
- Velocidade, estrutura e custos.
- Controle do contraste.
- Variação da luz.
Luz Natural Interiores Desafios Técnicos
- Exposição.
- Variações de luz.
- Preservação do desenho de luz.
- Ótica e profundidade de campo focal.
- Negativação das janelas (NDs, telas, etc).
Práticas em Externas uso de Equipamentos
- Rebatedores: Flexível, rígidos, isopores e tecidos soltos.
- Espelhos: Tradicionais, texturizados e difundidos.
- Difusores: Frames, silence e tecidos
- Buterflies: Panos, tules e voal
- Acessórios: tripés, sacos de areia, cordas, etc
Práticas Dia Ensolarado "O Controle da Luz Dura"
- A posição do apresentador e do ator com relação à posição do sol.
- Uso de diferentes rebatedores e difusores.
- Uso de filtros ND.
Práticas Dia Nublado "A Busca Na Melhor Imagem"
- As diferentes luzes no dia nublado e o melhor eixo de luz.
- Uso de diferentes rebatedores e difusores.
- A subtração (negativação da luz com bases escuras) na busca da profundidade e da dramaticidade na imagem.
- Uso de filtros ND.
Práticas Iluminação Natural em Interiores
- Filmagem de cena com desafio de continuidade.
- Uso de diferentes rebatedores e rebatedores.
- A subtração (negativação da luz com bases escuras) na busca pela profundidade e pela dramaticidade da imagem.
Práticas Crepúsculo e o Efeito de "DAY BY NIGHT"
- Filmagem de cena e o desafio da continuidade.
- Uso de refletores.
- Luzes dietéticas.