Compreenda os recursos técnicos da ótica para aprimorar suas imagens e descubra as sutilezas das texturas óticas!
A textura da imagem é como a assinatura de um filme um elemento essencial para transmitir identidade e emoção. Compreender sua importância e explorar suas sutilezas é fundamental para elevar a qualidade estética de suas produções.
Este curso oferece uma abordagem aprofundada sobre as possibilidades da ótica cinematográfica, ampliando seu repertório criativo e técnico. Nossa jornada começa na luz que molda a cena, atravessa delicadamente as lentes e alcança o sensor. Cada etapa desse processo influencia diretamente o resultado final, e a ótica ocupa um papel central nessa construção.
Ao longo do curso, exploraremos diferentes conjuntos de lentes, filtros e sensores, compreendendo como cada um contribui para a criação de imagens com estilo e personalidade. A escolha dos recursos óticos não apenas define a estética do filme, mas também potencializa sua narrativa visual, tornando-a mais envolvente e impactante.
Surpreender o público exige domínio técnico e sensibilidade artística. Ao explorar as infinitas possibilidades das texturas óticas, você será capaz de transformar cada cena em uma experiência visual única, conferindo identidade e profundidade ao seu trabalho. Esta é a oportunidade ideal para aprimorar suas habilidades e se destacar na criação de imagens cinematográficas. Matricule-se no curso Texturas Óticas e mergulhe no fascinante universo das texturas visuais. Desenvolva uma direção de fotografia capaz de encantar, inspirar e principalmente criar imagens com personalidade.
Em casos de imprevistos você tem até 2 ANOS para refazer o curso sem custo adicional.
Para maiores informações, entre em contato AQUI!
Curso Presencial
Data: 14 a 18 de julho de 2025 - Segunda-feira a Sexta-feira
Horário das Aulas: 19h às 22h30
Local: Rua Capitão Francisco Teixeira Nogueira, 233 - Bairro Água Branca - SP
PROGRAMA DO CURSO
A IMAGEM DIGITAL E PERCEPÇÃO VISUAL
01- A estrutura da imagem digital. 02- A percepção visual e a construção da imagem. 03- A busca da organicidade na captação da imagem digital. 04- Profundidade de campo visual e relações óticas das lentes.
SUAVIZAÇÃO NA IMAGEM DIGITAL
01- A suavidade e dureza do traço fotográfico. 02- O contraste da iluminação. 03- As características das fontes de luz. (Dura versus suave). 04- O tipo de arquivo digital. 05- Característica da exposição e contraste.
AS CARACTERÍSTICAS ÓTICAS
01- Definição / nitidez. 02- Distribuição da definição versus diafragma. 03- Definição da lente versus 2k/4k/8k (definição do sensor). 04- Área de projeção da lente. 05- Luminosidade. 06- Contraste. 07- Diferentes tipos de coatings. 08- Estrutura das lentes: Esférica/ Asférica. 09- Características cromáticas. A CONSTRUÇÃO DAS TEXTURAS ÓTICAS
01- Imagem Clean versus imagem texturizada. 02- A característica estrutural da lente. 03- Profundidade de campo. 04- Abertura do diafragma. 05- Tamanho do sensor. 06- A definição do sensor. 07- Elementos em quadro. 08- Filtros de suavização. 09- Flare e Glare como elemento de suavização.
FATORES DE PROFUNDIDADE DE CAMPO FOCAL
"QUANTIDADE DE LUZ E ABERTURA DO DIAFRAGMA"
01- A escala do diafragma. 02- Relação entre a quantidade de luz e abertura do diafragma. 03- Lentes “f" e “T”. 04- As lentes mais claras. 05- A variação entre a quantidade de luz e a profundidade de campo. 06- Diafragmas e o campo focal. 07- Correlação de valores de abertura de diafragmas
FATORES DE PROFUNDIDADE DE CAMPO FOCAL
“A DISTÂNCIA E A RELAÇÃO DOS TERÇOS"
01- A profundidade de campo focal relativa às distâncias entre câmera e objeto. 02- Distâncias e campo focal. 03- A distribuição da profundidade campo com relação aos terços. 04- Correlação entre diafragma e distâncias.
FATORES DE PROFUNDIDADE DE CAMPO FOCAL
“ANGULAÇÃO DAS LENTES"
01- A profundidade de campo relativa à angulação das lentes. 02- Valores relativos à angulação e a área do campo focal. 03- As características do foco com diferentes angulações de lente. 04- Correlação entre angulação e diafragma. 05- Correlação entre angulação e distâncias. 06- Correlação entre angulação, distâncias e diafragmas.
FATORES DE PROFUNDIDADE DE CAMPO FOCAL
“TAMANHO DO SENSOR"
01- O histórico dos tamanhos dos sensores. 02- As câmeras e os diferentes tamanhos de sensores. 03- A profundidade de campo, relativa ao tamanho do sensor. 04- Valores relativos ao tamanho do sensor e à área do campo focal. 05- Correlação entre angulação e sensor. 06- Correlação entre angulação, distância e sensor.
OUTROS FATORES DA PROFUNDIDADE DE CAMPO FOCAL
01- Tamanho da projeção (fator de ampliação da imagem) 02- Definição da captação e projeção / Monitoração da projeção. 03- Distância da projeção / Monitoração 04- Distância e definição da projeção / Monitoração LENTES E SENSOR. LF VERSUS S35MM
01- A diferença da textura da imagem. 02- Diferentes amplitudes de lentes versus sensor. 03- Distribuição e distância dos elementos no quadro. 04- Profundidade de campo e amplitude. LF versus S35mm. 05- Distorções óticas LF versus S35mm 06- Diferentes sistemas óticos e bocal para as lentes em LF. 07- Diafragma versus profundidade de campo em LF e S35mm USO DO MATTE BOX (PARA-SOL)
01- Tipos de matte box e acessórios. 02- A imagem "clean". 03- Profundidade tonal nas zonas escura da imagem. 04- A importância do matte box em noturna e HDR 05- Controle da variação do contraste na cena. SUAVIZAÇÃO E TEXTURIZAÇÃO COM FLARE/ GLARE
01- Diferença entre flare e glare. 02- O Flare como textura. 03- Flare/glare na suavização da imagem. 04- Flare narrativo e controle de continuidade da imagem. 05- Flare/glare com luz natural/artificial. 06- Flare estético. 07- Flare atmosférico. 08- Flare/glare digitais.
FILTROS NDs, IRND E NDs GRADUAIS, CLEAR, UV (HAZE)
01- O uso dos filtros NDS. 02- NDs convencionais/ FS NDs/ NDs internos. 03- IRNDs uso e aplicações. 04- Controle de distorção cromática dos NDs. 05- Uso de filtros UV/ Haze no controle dos raios parasitas. FILTROS DE SUAVIZAÇÃO
01- Black Diffusion FX. 02- Glimmer Glass. 03- Black Promist. 04- Low Contrast. 05- Filtros criados artesanalmente.
O CONTROLE DO CONJUNTO ÓTICO.
01- Abertura da lente e exposição. (Escala do diafragma) 02- Controle de definição. Geral e de bordas. 03- Escala de distância e colimação. 04- Aberrações cromáticas. 05- Distorções óticas. 06- Luminosidade/ Distribuição da luz. 07- A abertura e a incidência de flare (glare) interno a lente.
COMPARATIVO ENTRE DIFERENTES TIPOS DE ÓTICA.
01- Lentes fotográficas antigas e novas. 02- Lentes cinematográficas antigas. 03- Lentes cinematográfica de baixo custo. 04- Lentes cinematográfica "prime". 05- Lentes high speed. LENTES DE EFEITO
01- Lentes macro. 02- Split Field
LENTES ESPECIAIS
01- Lentes Anamórficas 02- Lentes Macro. 03- Lentes Macro Probe. 04- Lentes Tilt shift
1 x de R$1.485,00 sem juros | Total R$1.485,00 | |
2 x de R$742,50 sem juros | Total R$1.485,00 | |
3 x de R$495,00 sem juros | Total R$1.485,00 | |
4 x de R$371,25 sem juros | Total R$1.485,00 | |
5 x de R$297,00 sem juros | Total R$1.485,00 | |
6 x de R$247,50 sem juros | Total R$1.485,00 |