Prancheta 1

Alziro Barbosa, ABC

Diretor de Fotografia brasileiro, com graduação e mestrado em uma das mais importantes faculdades de Direção de Fotografia do mundo, o Instituto de Cinema Russo - VGIK (1988 a 1994).

Atua no mercado brasileiro desde 1995, realizando longas, documentários, comercias e séries. Premiado em diversos festivais nacionais e internacionais e tem seis prêmios de melhor Direção de Fotografia pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC).

Entre os longas em destaque, estão Serras das Desordens, Cores, JK- uma Bela Noite para Voar, Mistéryos. Entre Séries para TV, estão Na Forma Da Lei, TV Globo e Na Mira do Crime na Fox.

Últimos filmes em destaque: Bob Cuspe - (Shot List Oscar 2022) e Vento na Fronteira - (Pré Seleção Oscar 2023) e prêmio ABC de melhor fotografia de longa metragem documentário (2024). Entrelinhas (2024) longa metragem. Há mais de 30 anos, compartilha sua vasta experiência por meio de cursos, formando novas gerações de profissionais e contribuindo para o desenvolvimento do setor audiovisual no Brasil.

Prancheta 5

Leandro Lamezi

Formado em Cinema Digital pela Universidade Metodista e Curso Técnico de Fotografia no SENAC. Ingressou no mercado cinematográfico trabalhando como Assistente de telecine no Estúdios Mega em diversos títulos como “Xingu”, “Heleno”, “Trabalhar Cansa”, “O Abismo Prateado”, “Vida Sobre Rodas”, entre outros curtas e publicidade, e no projeto de digitalização do acervo nacional da cinemateca. Atuou como DIT na Casablanca e simultaneamente com com Conform e Delivery na Teleimage em diversos longas e documentários como “Rio eu te amo”, “Boa Sorte”, “Casa Grande” e “50 Grandes Filmes Brasileiros”. Trabalha como diretor de fotografia em cinema e publicidade deu a oportunidade de mesclar a formação académica com paixão pela fotografia e os conhecimentos de pós-produção. Conta ainda com 10 anos ao lado de Alziro Barbosa em longas, curtas e documentários como 1o assistente e DIT. Desde 2016 atuou no mercado como colorista freelancer para Vetor Zero (onde também atuou como coordenador de pós), Vetor Lobo, Partizan Brazil, Mymamma, Hogarth WW e desde 2022 como Sócio e Colorista na CORA Entretenimento.

Prancheta 2

Aline Ballestero

Operadora de Câmera e Steadicam, Yogini, Acro-Yogini e nerd do movimento e consciência corporal. Formada em Rádio e Televisão pela Unesp, com especialização em Fotografia pela University of Southern California, está no mercado de produção audiovisual desde o ano 2000. No Brasil trabalhou na televisão até 2004 quando passou a atuar somente como freelancer. Reside em Los Angeles desde 2015 e faz principalmente dramaturgia. Operadora de Steadicam formada por Garrett Brown, também é instrutora e tradutora nos workshops e treinamentos Tiffen/Steadicam internacionalmente. Praticante assídua de yoga desde 2004, tem formação como instrutora pela Yoga Alliance, e certificação pela Functional Movement Systems para avaliações físicas com métodos de fisioterapia.

Prancheta 3

Nathalia Vitorino

Nathalia Vitorino é operadora de câmera especializada em Steadicam, com certificação Tiffen Gold. Graduada em Fotografia pela UNIP em 2014, ela desenvolveu sua carreira com ênfase na união entre sensibilidade artística e excelência técnica, adquirindo vasta experiência em diversas etapas da produção cinematográfica. Seu portfólio inclui trabalhos como operadora de câmera na segunda temporada de Tributos para Globoplay, no longa-metragem Os Fiéis, e nos filmes Camila Baker e Alma Errante, ambos fotografados por Alziro Barbosa, ABC.